Notícias
Início   >   Notícias
  • 21 de Fevereiro de 2020
    Visita de Estudo a Budapeste
    Visita de estudo a Budapeste dos alunos do Curso Secundário de Música.
  • 26 de Fevereiro de 2020
    Workshop com o Mestre Miguel Mateus da Oficina dos Violinos
    Workshop com o Mestre Miguel Mateus da Oficina dos Violinos - Porto
  • 04 de Dezembro de 2019
    Momento Musical na Fundação Bienal de Cerveira
    Exposição “Ainda a Coleção e os seus Artistas” e da Exposição “Do Outro Lado” de Jayme Reis e Zélia Mendonça
  • 04 de Dezembro de 2019
    Momento Musical
    Inauguração “Joshua Benoliel Repórter Parlamentar 1906-1924”
  • 20 de Março de 2020
    Assembleia Geral Ordinária
  • 11 de Março de 2020
    Conferência "Mulheres do Mar: Histórias da História no Feminino"
  • 14 de Março de 2020
    Informação à Comunidade Educativa
  • 07 de Abril de 2020
    Futuras Instalações da AMFF - Vila Praia de Âncora
  • 13 de Abril de 2020
    Informação à Comunidade Educativa
  • 05 de Maio de 2020
    250 Anos de Beethoven
  • 05 de Maio de 2020
    Conversa de Elevador - Os benefícios de Aprender Música
  • 06 de Maio de 2020
    Entrevista - Vencedor do 7º Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho
    Nesta entrevista contamos com a participação de Ivan, o vencedor do 7º Concurso Internacional de Sopros do Alto Minho. Veja a entrevista completa aqui!
  • 06 de Maio de 2020
    Reportagem - Visita de Estudo a Budapeste
  • 23 de Janeiro de 2020
    Tradição das Janeiras
    Alunos de Ponte de Lima Cantam as Janeiras no Ministério das Finanças
  • 06 de Maio de 2020
    Sugestão de Leitura - "O Mar dos Murmúrios", de Tim Bowler
  • 06 de Maio de 2020
    Workshop - Manutenção de Instrumentos de Arco
    No dia 24 de fevereiro, os alunos de cordas friccionadas participaram num workshop orientado pelo Luthier Miguel Mateus, que visitou a AMFF.  A temática abordada foi a manutenção de instrumentos de arco.
  • 07 de Maio de 2020
    Futuras Instalações da AMFF - Vila Nova de Cerveira
  • 11 de Maio de 2020
    Inscrição para o Curso Básico de Música 20/21
  • 11 de Maio de 2020
    Inscrição para o Curso de Iniciação Musical 20/21
  • 13 de Maio de 2020
    Informação do horário e funcionamento dos Serviços Administrativos
  • 11 de Maio de 2020
    Inscrição para o Curso Secundário de Música 20/21
  • 18 de Junho de 2020
    Nota de Pesar
  • Workshop - Manutenção de Instrumentos de Arco


    No passado dia 24 de fevereiro (em Ponte de Lima, pela manhã, em Vila Praia de Âncora, à tarde), os alunos de cordas friccionadas participaram num workshop orientado pelo Luthier Miguel Mateus, que visitou a AMFF.

    Miguel Mateus nasceu em 1974, na cidade do Porto. Iniciou o estudo de violino aos 7 anos, e rendeu-se à viola de arco por volta dos 20 anos de idade. Foi na adolescência que descobriu a sua grande paixão, a arte de Luthier. Sendo escassa a formação na área, procurou ajuda fora de Portugal, e foi em Manchester, no Reino Unido, que Miguel Mateus recebeu as suas primeiras formações. Em 1996, conseguiu elaborar um trabalho mais próximo, com um Luthier francês. Vários estágios e seminários, ao longo de mais de vinte anos, no Reino Unido e em Cremona, Itália, fizeram com que Miguel Mateus hoje seja o mestre Luthier da Oficina dos Violinos & Cia.



    A Oficina dos Violinos & Cia. está localizada no coração do Grande Porto, e é especializada na construção, restauro e reparação de instrumentos de arco, tanto clássicos como barrocos. Nasceu da evolução do atelier de Miguel Mateus, e da concretização de um sonho antigo, após uma das suas visitas a Cremona, em 2013, com a archetier Pippa Mateus. A casa tem como objetivo ajudar os músicos e futuros músicos no acesso a instrumentos de qualidade e, para isso, serve-se das melhores marcas, riquíssimas em história e tradição. O dia-a-dia de Miguel Mateus, no atelier, é dividido entre manutenção de instrumentos, desde o corte de cavaletes e cravelhas, retificação de escalas, set-up de instrumentos ou ainda restauros profundos, com o objetivo de dar uma nova vida aos instrumentos. É também dedicado à construção de instrumentos de arco, com acabamentos modernos, ou cópias de instrumentos antigos, a partir das melhores madeiras selecionadas.



    Durante o workshop, os alunos aprenderam como enfrentar os grandes inimigos dos seus delicados violinos, violas, violoncelos e contrabaixos: o frio, o calor, e humidade excessiva ou deficitária. Mereceu também destaque a manutenção básica de instrumentos e acessórios: os cuidados que requerem e a sua limpeza regular. O arco e as suas crinas não foram esquecidos, e os jovens instrumentistas perceberam o como e o porquê de todos os procedimentos.



    A atividade incidiu, igualmente, na história dos instrumentos de arco: a sua origem, a sua evolução, e a apaixonante arte da Luthier, que, apesar dos séculos de existência, pouco mudou desde os seus primórdios, permanecendo um ofício de alta minúcia e trabalho manual altamente detalhado. Assim se expôs aos alunos um pouco do universo das oficinas: formões, goivas, plainas, limas, raspadores, lixas, serrotes, grampos, facas e bisturis, chaves, escareadores, esquadros, compassos, e medidores de espessura.



    Paralelamente a toda esta panóplia de instrumentos, não faltaram as amostras de tábuas e madeiras, já parcialmente esculpidas em tampos, ilhargas, braços, volutas, cravelhas, e todas as demais partes constituintes do instrumento.



    O workshop foi finalizado com uma entrega de diplomas, e, em Vila Praia de Âncora, houve ainda lugar a um lanche convívio entre Miguel Mateus e a sua equipa, alunos, professores de encarregados de educação.





    Continuar a navegar no nosso website implica a aceitação da nossa Política de Cookies - Saiba mais aqui